Mais que estética, é Engenharia da Cor


No processo de escolha de materiais das edificações, normalmente não são considerados fatores como a coloração dos componentes construtivos, como portas, janelas, paredes e telhados.


Talvez a cor seja tratada como apenas um fator estético, secundário, mas que não teria relação direta em projetos de engenharia.


Entretanto, o estudo das propriedades térmicas e radiantes possuem um efeito direto no desempenho térmico da edificação. Uma residência construída com materiais adequados, alinhados com as diferentes características climáticas, certamente terá uma maior eficiência energética.


Atualmente são aplicadas no contexto brasileiro, duas Normas Técnicas relacionadas ao conforto e desempenho das edificações: a NBR 15575 e NBR 15220.


Essas normas trazem diretrizes construtivas e métodos de escolha, dos melhores materiais para cada região do país, levando em consideração as características geográficas de cada cidade.


Qual seria a espessura ideal do vidro das janelas na cidade de Curitiba-PR? Será que ao utilizar esse mesmo vidro em Belém-PA, ele teria o mesmo desempenho?


Qual seria a melhor opção: Utilizar blocos de alvenaria estrutural ou paredes de concreto em uma cidade cujo clima é seco e úmido?


Quantos graus seria possível reduzir da temperatura dentro de sua casa, apenas trocando a cor do telhado?


Para te ajudar a tomar boas decisões, seguem algumas dicas na hora de construir:


  • Posicione as paredes do quarto no sentido leste.

  • As fachadas orientadas para oeste devem ser de cômodos que não sejam de longa permanência (lavanderia, garagem, banheiro)

  • Busque saber qual a principal direção do vento e posicione as aberturas nesse sentido

  • Na medida do possível coloque plantas na fachada ou na calçada, elas retém umidade e melhoram a qualidade do ar

  • Ao pintar as paredes, dê preferência por tintas mais claras. As cores que possuem menor absortância solar acabam aquecendo menos a superfície da parede ou do telhado.


TABELA DE CORES. Kellen Dorneles



De qualquer maneira, são decisões simples que fazem com que sua residência tenha ambientes mais confortáveis, saudáveis e com menor custo operacional.



Autor: Luiz Fernando Kowalski


Doutorando em Engenharia Urbana - (UFSCar) - Mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2019), Especialização em Estruturas de Concreto pelo UNASP (2018), Bacharel em Engenharia Civil pelo UNASP (2016).

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo